Descrição
Descrição do
O combustível a granel armazenado por longos períodos pode tornar-se instável e o teor de asfalteno pode precipitar fora da solução, causando a formação de lama. Isto tem o potencial de bloquear filtros e tubulações, deixando os tanques com resíduos não bombeáveis.
A ‘quebra’ depende da natureza dos hidrocarbonetos líquidos nos quais os asfaltenos estão suspensos. Se o meio for aromático (hidrocarbonetos em formação de anéis), então eles permanecerão em suspensão, mas se for parafínico (formação linear de hidrocarbonetos), os asfaltenos podem ter propensão a coalescer em lama. Depois que um combustível se decompõe quimicamente, não há como reverter satisfatoriamente o processo. O asfalteno precipitado não pode ser redissolvido.
Embora a incompatibilidade não seja um fenómeno comum, a sua probabilidade aumenta em conjunto com a mudança de combustível, como ao entrar e sair de uma ECA. Os problemas de compatibilidade devem ser tratados como uma preocupação crítica, pois podem resultar em falha de energia, os sistemas de combustível podem ficar paralisados e o trabalho de limpeza dos resultados é difícil e demorado. É importante lembrar que um óleo combustível estável pode tornar-se instável quando misturado com outro tipo estável, embora geralmente combustíveis do mesmo grau de viscosidade com densidades semelhantes sejam compatíveis.
O mercado de combustíveis navais está a passar por mudanças complexas e de grande alcance, em grande parte como resultado de um crescente corpo de legislação ambiental. As questões relacionadas com a limpeza e compatibilidade dos combustíveis nunca foram tão relevantes, especialmente com o novo nível de enxofre de 0,10% para combustíveis utilizados em Áreas de Controlo de Emissões (ECAs).
A bordo de um navio, uma boa maneira de medir a compatibilidade dos combustíveis navais, incluindo combustíveis residuais e destilados, é o teste pontual ASTM D4740. A combinação percentual ideal é 50/50, pois este é o pior cenário.
Uma gota da mistura é colocada em um papel de teste e aquecida a 100°C. Após 1 hora, o papel de teste é removido do forno e a mancha resultante é examinada quanto a evidências de precipitação e avaliada quanto à compatibilidade com as manchas de referência D4740
Benefícios do
- Um sistema automatizado completo, contido em uma maleta de transporte
- Instrumento multiaplicações, laboratório, no local, integrado
- Operadores de navios
- Refinarias
- Terminais
- Usinas de energia
- Laboratórios independentes
- Militares
- Método de teste padrão usado por laboratórios convencionais.
- Totalmente automatizado, sem necessidade de treinamento ou conhecimento analítico
- Remove subjetividade
- Evite depósitos de lama, falhas nos sistemas de manuseio de combustível e danos dispendiosos ao motor relacionados à combustão.
- Sem solventes
- Determinação rápida e confiável.
- Projetado para uso a bordo e em laboratório.
- Rastreabilidade total com banco de dados integrado